Minicursos

Veja abaixo quais minicursos serão oferecidos na X Semana Acadêmica de Letras da UFV, e conheça mais detalhes sobre o que será discutido em cada um deles, a fim de facilitar a sua escolha. A seleção do minicurso de sua preferência deverá ser feita durante o seu credenciamento, no primeiro dia da semana acadêmica. Em caso de haver limite de vagas, será respeitada a ordem das inscrições do credenciamento.

Cine y música en español: nuevos artistas y temas en el siglo XXI
Aitor Rivas Rodríguez (Mestre em Contato linguístico e Sociolinguística galega pela Universidade de Vigo, Espanha)

Quem é que não gosta da música? Quem não gosta do cinema? Mas neste curso vamos falar do que há por trás das músicas e dos filmes. Como é que se representa uma cultura hoje? Do que falam os cantores e os grupos? Quais temas o realizador coloca no seu filme? O que fica de fora? Vamos ouvir músicas e ver filmes em espanhol para analisar como são algumas das culturas espanholas e hispanoamericanas e aprender um pouco mais dos nossos vizinhos.

Discursos media(tiza)dos: a Análise de Discurso Crítica aplicada a estudos da mídia
Murilo Araújo (Jornalista, Mestrando em Letras - Estudos Linguísticos)

O minicurso pretende fazer uma discussão sobre a relação entre discurso e mídia, a partir de uma apresentação introdutória da Análise de Discurso Crítica (ADC), desenvolvida pelo linguista britânico Norman Fairclough. Em suas teorizações, o autor oferece reflexões interessantes que ajudam a compreender e analisar processos de construção de significado em produtos midiáticos de meios de comunicação diversos, a partir de análises sociais ricas, que vão além da pura análise textual. A fim de contemplar estas discussões, o minicurso terá uma apresentação histórica e teórica da ADC, destacando principais pressupostos e conceitos relacionados à questão da mídia, além de tratar dos seus principais métodos e categorias de análise. Em todas as etapas, serão discutidos e analisados diversos exemplos de textos midiáticos, especialmente jornalísticos e publicitários.

English phrasal verbs: a cognitive approach
Aparecida de Araújo Oliveira (Doutora em Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva, e professora da UFV)

A abordagem da Semântica Cognitiva revela o segredo das partículas nos chamados “phrasal verbs” da língua inglesa e permite ao aprendiz estrangeiro entender, até certo ponto, a intuição dos falantes nativos, de modo que ele possa não apenas compreender, mas também usar com maior frequência essa categoria de verbos. O curso se baseia no trabalho de Brygida e Paul Ostyn (2003) e, como ponto de partida, envolverá os conceitos de esquemas imagéticos, metáforas e metonímias.

Formas Sintéticas da Poesia – haicai e aldravia
J.B.Donadon-Leal (Doutor em Semiótica e Lingüística, professor UFOP, poeta, membro da Academia Marianense de Letras) e Andreia Donadon Leal (Mestre em Letras - Estudos Literários e Artista)

Os poetas aldravistas, J.B.Donadon-Leal e Andreia Donadon Leal mostrarão aos participantes da X Semana Acadêmica de Letras da UFV, suas experiências poéticas, através do Minicurso: Formas Sintéticas da Poesia, usando como suporte o haicai e a aldravia. Serão apresentadas a história, trajetória e produção do haicai e da aldravia e os frutos dos trabalhos realizados em oficinas de incentivo à leitura e à literatura. Em seguida os participantes produzirão haicais e aldravias, para leitura e postagem na rede social.

Manuel Bandeira e Carlos Drummond na sala de aula
Mário Alex Rosa (Doutor em Literatura Brasileira, Professor da UNI-BH)

Este minicurso objetiva estudar, no âmbito da poesia brasileira, alguns procedimentos teóricos, a fim de trabalhar a análise de poemas de Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade em sala de aula. Pretende-se também contribuir para que a leitura de poesia seja, além de um ato prazeroso, um meio de enriquecimento cultural e profissional do aluno. O curso abordará tópicos importantes relativos à poesia, como, por exemplo, rima, aliteração, assonância, ritmo, métrica, anáfora, imagens predominantes, intertextualidade, paródia, metáfora, paráfrase e metalinguagem.

O professor de Português para Estrangeiros: que profissional é esse?
Natália M. Tosatti (Mestre em Linguística, doutoranda em Estudos Linguísticos e professora da UFV)

Em um momento em que a língua portuguesa vem se mostrando como um ponto de interesse por parte de estrangeiros de diversas nacionalidades, chama a atenção o fato de serem ainda tão poucas as reflexões sobre a formação do professor de PLE. Apesar de encontrarmos vários trabalhos que justifiquem a importância de uma formação acadêmica para o professor de português para falantes de outras línguas, os cursos de Letras, de modo geral, não têm investido na capacitação de seus discentes nessa área. A atividade de ensino-aprendizagem de PLE, além de nos levar a reflexões sobre abordagens de ensino, materiais didáticos e avaliações, nos aproxima também de temas como a interdisciplinaridade e a interculturalidade. Assim, neste minicurso, temos como objetivos: apresentar um panorama do ensino de PLE no Brasil, refletir sobre a formação e perfil do professor de PLE e  discutir sobre possibilidades e desafios da área.

Uma introdução à Semântica de Cenas, Molduras e Enquadres – um paradigma fundacional da Lingüística Cognitiva.
Vicente Santos Mendes (Pós-doutor em Linguística Geral/Cognitiva, professor da UFV)

O minicurso visa apresentar aos alunos da Letras e a interessados de quaisquer outros cursos afins o 2° momento do arcabouço teórico defendido por um dos 4 pilares fundadores da LC (Linguística Cognitiva): Charles J. Fillmore, cujo pensamento se desenvolve em 3 quadros principais: A Teoria do Caso / da Valência; a Semântica de Cenas, Molduras e Enquadres; e o modelização computacional do dicionário mental em itens lexicais e construcionais conhecido por FremeNet. A Semântica de Cenas, Molduras e Enquadres é o alicerce epistemológico de um projeto de iniciação científica com bolsista voluntário em andamento, coordenado pelo professor Vicente Mendes, que oferecerá o minicurso.

O lúdico em sala de aula de língua estrangeira
Mariana Reis Furst (Mestre em Teoria da Literatura - UFMG)

A utilização do lúdico nas aulas de língua estrangeira tem crescido nos últimos anos. Assim, faz-se necessária uma reflexão sobre a ludicidade como ferramenta de trabalho. Como a maioria das grades curriculares não contempla este tipo de discussão, futuros professores e professores acabam por utilizá-la sem muitos critérios. Este minicurso tem por objetivo expor algumas reflexões sobre o lúdico no ensino de línguas estrangeiras, bem como apresentar algumas possibilidades de trabalhá-lo em sala de aula.

A cultura clássica em cena: mitos e valores romanos presentes na trilogia de O Poderoso Chefão
Edson Ferreira Martins (Doutor em Linguística Histórica, professor da UFV)

Do conjunto de civilizações que habitaram o Mediterrâneo na Antiguidade, destacam-se – quer pela produção de bens materiais e imateriais que lhes foi inerente no passado, quer pela transmissão desses bens ao mundo ocidental – as civilizações grega e romana. No que se refere à civilização helênica, o pensamento grego, com sua busca incessante por princípios e fundamentos que criassem um ponto de vista lógico-explicativo sobre a natureza e os fatos históricos, terminou por se constituir em um marco indelével para o desenvolvimento do modus cogitandi de seus próprios colonizadores, os romanos, de maneira que, a partir de um certo momento, esse legado passará a ser não mais genuinamente grego, nem propriamente romano, mas greco-romano (GRIMAL, 2001; PEREIRA, 2002, 2006). No minicurso proposto, tematizando a recepção da cultura clássica no cinema, objetivamos discutir de que forma certos valores ideológicos e políticos romanos, como pietas e honor, são inseridos na narrativa da trilogia dirigida por Francis Ford Copolla sobre a saga da família Corleone.